Como Evitar Uma Auditoria Fiscal na Sua Empresa?

Como evitar uma auditoria fiscal? O maior erro fiscal comercial que uma empresa pode cometer é fugir deliberadamente do pagamento de impostos. Tanto a empresa quanto o indivíduo estarão patinando no gelo fino se acharem que não serão pegos e punidos.

Em 2021, quase 365,200 verificações fiscais foram realizadas apesar do contexto de saúde, 17% a menos em relação a 2020. Mesmo que a empresa saiba que está em ordem, a perspectiva de passar por uma auditoria fiscal é uma fonte de tensão. Aqui estão os elementos para desmistificar o assunto, tentar evitá-la e reagir para minimizar seu impacto.

Verifique as Informações Para Evitar Uma Auditoria Fiscal

Para verificar a exatidão das informações transmitidas pelas empresas, a administração tem duas opções:

  • O controle interno, realizado remotamente a partir dos escritórios do controlador, que realiza uma revisão das declarações usando os documentos e informações de que dispõe.
  • O controle no local, onde o inspetor vai às instalações da empresa para poder acessar faturas, extratos de contas bancárias, contratos.…

Independentemente do tipo de verificação, as verificações podem abranger o ano atual e os três anos anteriores (10 anos na ausência de uma declaração).

O que desencadeia uma auditoria fiscal?

Na maioria das vezes, o controle ocorre quando as declarações da empresa incluem omissões, erros, estão atrasadas ou faltando. Este também pode ser o caso quando a administração detecta informações incomuns (mudanças significativas nas contas, margens muito baixas ou muito altas, benefícios significativos em natureza…) ou quando a empresa está sujeita a uma operação de reestruturação (fusão, recuperação…).

Novos métodos de combate à fraude através da auditoria fiscal!

As autoridades fiscais desenvolvem novos métodos para atuar em sua busca por fraudadores. Assim, as autoridades utilizam a  mineração para analisar dados e criar modelos estatísticos e matemáticos para determinar perfis típicos de infratores. Também reforçou suas colaborações com outros ministérios.

Quais são os impactos de uma auditoria fiscal?

Se a auditoria fiscal revelar imprecisões, é pronunciada uma reorganização fiscal, com um lembrete de impostos, a aplicação de juros de atraso, até mesmo penalidades em caso de má-fé constatada pelo auditor. O gerente pode até ser responsabilizado em caso de erro grave e comprovado.

Por fim, de forma mais geral, a verificação fiscal pode prejudicar as relações entre o executivo e a administração.

Como se proteger de uma verificação fiscal?

A administração só se move em caso de suspeita de fraude, portanto, não há problema se as normas e prazos forem cumpridos. Para isso, é melhor usar ferramentas digitais confiáveis e especializadas.

Além de seu valor probatório, a automação permite que você não esqueça nada e limite os erros de entrada. A vigilância fiscal contínua também é essencial, com a ajuda de parceiros confiáveis, como seu contador ou sua empresa de software.

Cuidado com os dispositivos de redução de impostos que podem ser uma fonte de erros durante as declarações, ou mesmo constituir abuso de direitos quando dão origem a montagens de otimização excessivas.

Nesse caso, é possível questionar a administração a montante sobre a aplicação de uma regra tributária no caso particular da empresa que validará a situação. Outra possibilidade: solicitar um Exame de Conformidade Fiscal. Isso permite que a empresa solicite a um provedor, por exemplo, seu contador, que estabeleça uma auditoria de sua contabilidade.

No entanto, duas em cada três verificações fiscais são apenas sobre o IVA. O IVA é um dos principais recursos das autoridades fiscais (e do Estado). É também o imposto sobre o qual há mais fraude (pagamentos em dinheiro não declarados, operações de exportação fictícias, pedido de reembolso de crédito de IVA falsificado, etc.).

Cuidado com as vendas a clientes estrangeiros isentos de IVA

A ausência de IVA sobre as faturas feitas a um cliente estrangeiro pode ser questionada se:

  • A prova de exportação não é fornecida para vendas de mercadorias (prova de envio, nome da transportadora, etc.).
  • O número de IVA intracomunitário do seu cliente não aparece na sua fatura.

Portanto, para evitar uma verificação fiscal, documente bem suas operações de exportação e prepare bem suas faturas. Porque o controle pode sair de casa de seus clientes.

Como gerir melhor uma auditoria fiscal?

Se finalmente houver controle fiscal, é altamente recomendável responder a todas as cartas e pedidos da administração para mostrar boa vontade. Também é sempre possível negociar com as autoridades fiscais. Por fim, o uso de um advogado fiscal permite que você se beneficie de conhecimentos técnicos especializados em matéria de impostos e taxas.

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo com a nossa contabilidade que iremos te ajudar.

Dicas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa

O atendimento ao cliente é uma área que vem crescendo cada vez mais no Brasil, devido à concorrência acirrada no mercado e às mudanças nos hábitos de consumo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no PIB do segundo trimestre o setor de serviços teve um crescimento de 1,3% no Brasil. A projeção para 2022 nesse setor é de alta de 2,4% em relação a 2021.

Para se destacar nesse mercado, é essencial oferecer um bom atendimento ao cliente. Mas o que é isso exatamente? De acordo com o dicionário Michaelis, atendimento ao cliente é “a ação de prestar atenção e acolher o cliente, fornecendo-lhe as informações e os serviços que ele necessita”.

Sendo assim, podemos dizer que o atendimento ao cliente é a junção de vários elementos, como:  atenção, cortesia, conhecimento sobre o produto/serviço oferecido, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para ajudar o cliente.

Apesar de ser um conceito relativamente simples, o atendimento ao cliente é uma habilidade que deve ser praticada constantemente, pois exige que os funcionários estejam sempre atentos às necessidades dos consumidores e às mudanças no mercado.

Para melhorar o atendimento da sua empresa, é preciso treinar os funcionários periodicamente e criar um ambiente de trabalho propício ao diálogo e à colaboração. Além disso, é essencial monitorar a satisfação dos clientes e buscar sempre melhorar os processos de atendimento.

Muitas empresas adotam a estratégia de oferecer bons produtos e acreditam que isso é suficiente para garantir fidelidade. Porém, um bom atendimento é essencial para mantê-los satisfeitos e fidelizados.

Segundo a pesquisa “Customer Engagement & Loyalty Pulse Survey” realizada pela Harris Interactive em parceria com a Oracle, o atendimento ao cliente é o fator que mais influencia na decisão de comprar ou não um produto ou serviço. A pesquisa entrevistou consumidores em nove países diferentes, e apontou que os entrevistados estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço de qualidade superior no atendimento.

Além disso, a pesquisa constatou que os clientes estão cada vez mais exigentes e que a concorrência entre as empresas é cada vez maior. Por isso, é muito importante oferecer um bom atendimento aos consumidores para mantê-los satisfeitos e fidelizados.

Segundo uma pesquisa feita divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os brasileiros estão cada vez mais exigentes com relação ao atendimento. Em um levantamento feito entre os meses de abril e maio constatou-se que consumidores insatisfeitos deixaram de comprar na empresa em questão.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas busquem melhorias nessa área, para não perderem esses consumidores. Veja a seguir seis dicas para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa:

 

Entenda o que o seu cliente quer

O seu cliente sempre será o foco da sua empresa, por isso, é importante que você esteja atento ao que eles realmente querem. Para isso, é preciso fazer um bom trabalho de escuta ativa e estar disposto a compreender as necessidades deles.

 

Ofereça sempre um bom atendimento

O atendimento é a base para qualquer relacionamento com o cliente. Por isso, é fundamental que você esteja sempre disposto a oferecer o melhor atendimento possível. Para isso, treine bem a equipe e incentive a criatividade para superar as expectativas do cliente.

 

Seja pontual nas entregas

Cumprir prazos é essencial para manter um bom relacionamento com o cliente. Por isso, faça o possível para cumprir sempre os prazos estabelecidos e evite prometer entregas que não serão possíveis de cumprir. Seja transparente nas informações.
Os clientes valorizam a transparência das informações por parte da empresa. Por isso, evite fazer promessas que não serão possíveis de cumprir e seja honesto sobre os produtos e serviços ofertados pela sua empresa.

Ofereça soluções personalizadas

Os clientes geralmente buscam soluções personalizadas para os seus problemas. Por isso, é importante ter uma boa equipe de atendimento para desenvolver soluções sob medida para eles.

Mantenha um bom canal de comunicação

Tenha um bom canal de comunicação com os seus clientes para receber feedbacks sobre os produtos e serviços ofertados pela sua empresa e assim, melhorar a qualidade do seu atendimento.

Concluindo, é importante que as empresas busquem melhorias para não perderem seus consumidores. Os seis pontos apresentados podem ajudar a sua empresa a oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Outra dica importante para sua empresa é manter a contabilidade em dia! Concentre-se em melhorar o atendimento aos clientes e deixe toda a organização financeira da sua Empresa com a nossa Contabilidade.

Liderança Empresarial: Os Segredos dos Líderes de Sucesso

É cada vez mais comum a ideia de que os empreendedores são aqueles que estão sempre à frente e inovando. Mas, na verdade, a liderança emprendedora é bem mais do que isso. É preciso ter capacidade de tomar decisões, estar aberto ao novo e ao incerto, e ter visão de futuro. Mas é igualmente importante saber gerir a equipe e ter um bom controle financeiro.

Uma boa liderança pode fazer a diferença entre uma empresa que prospera e uma que não consegue decolar. Os líderes precisam ter visão, determinação e paixão pelo que fazem. Eles também precisam ser capazes de motivar e inspirar seus funcionários a darem o melhor de si mesmos.

Também envolve tomar decisões estratégicas importantes. Os líderes precisam ter um bom senso de negócios e saber como investir o tempo e o dinheiro da melhor maneira possível. Muitas vezes, isso significa tomar riscos calculados, mas os bons líderes sabem como equilibrar o risco e a recompensa para maximizar as chances de sucesso da empresa.

A liderança emprendedora deve envolver a equipe e criar um sentimento de pertencimento. Foi assim que a Apple se tornou uma das maiores empresas do mundo. Steve Jobs foi o grande responsável pela inovação na empresa, mas não conseguiria fazer tudo sozinho. A equipe da Apple acreditava nos mesmos valores e crenças e isso foi fundamental para o sucesso da empresa.

Embora existam muitas características que um líder empreendedor deve ter, algumas são particularmente importantes. Aqui estão algumas características importantes de um líder empreendedor:

Visão

Um líder empreendedor precisa ter uma visão clara do futuro e da direção que a sua empresa deve seguir. Ele precisa ser capaz de identificar oportunidades e criar um plano para capitalizar essas oportunidades. Além disso, um líder empreendedor precisa ser capaz de inspirar os outros com a sua visão e convencê-los a segui-lo na jornada rumo ao sucesso.

Inovação

O líder precisar ser inovador e pensa fora da caixa. Ele está constantemente procurando maneiras de melhorar os produtos ou serviços da sua empresa e trazer novas soluções para os problemas enfrentados pelos seus clientes. Um líder inovador é capaz de criar produtos ou serviços totalmente novos que podem gerar significativos retornos financeiros para a sua empresa.

Liderança

Tem um forte senso de liderança e é capaz de motivar e inspirar as pessoas a trabalharem duro para alcançarem os objetivos da empresa. Ele também é capaz de tomar decisões difíceis quando necessário e tem a coragem de enfrentar os desafios que surgem no caminho rumo ao sucesso da sua organização.

Persistência

Um líder empreendedor não desiste facilmente, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Ele acredita firmemente na visão da sua empresa e persiste mesmo diante dos obstáculos mais complicados. Isso mostra que um bom líder não só tem perseverança, mas também confiança nas próprias habilidades e na capacidade da sua equipe de superar qualquer desafio que possa surgir no caminho.

Paixão

Uma boa liderança tem paixão pelo que faz e acredita profundamente na missão da sua organização. Ela nunca perde o foco do objetivo final e trabalha incansavelmente para alcançá-lo, motivando assim todos os membros da equipe a darem o seu melhor para atingirem os resultados desejados.

Foco na solução de problemas

Os líderes empreendedores são bons em identificar oportunidades onde outros veem apenas problemas. Eles são capazes de enxergar além do status quo e encontrar maneiras inovadoras de resolvê-los pelas pessoas e pelas organizações.

Pensamento criativo

Têm um pensamento criativo que os ajuda a gerar novas ideias e soluções inovadoras para os problemas enfrentados. Eles não ficam presos às convenções estabelecidas e estão sempre abertos a experimentar novas abordagens.

Liderança inspiradora

Os líderes empreendedores são capazes de inspirar as pessoas a serem melhores e alcançarem mais do que elas acreditavam ser possível. Eles compartilham sua visão de um futuro melhor com entusiasmo e convencem as pessoas de que ela pode se tornar realidade se todos trabalharem juntos para isso.

Trabalhar em Equipe

Para ter um negócio bem sucedido é importante contar com uma equipe de qualidade. O líder deve saber dividir as tarefas e distribuir responsabilidades. Além disso, é importante ouvir as sugestões da equipe e valorizar o trabalho em equipe.

Contabilidade

A contabilidade é um dos pilares do sucesso de um negócio. O líder deve estar sempre atento à saúde financeira da empresa e ter uma visão clara das finanças. Além disso, é importante ter um bom planejamento financeiro para evitar problemas no futuro. Muitas empresas acabam falindo porque o seu gestor financeiro não entende de empreendedorismo. É preciso um equilíbrio entre os riscos e as oportunidades para que a empresa seja bem-sucedida.

Por fim, a liderança empresarial é essencial para o sucesso de um negócio. Os líderes de sucesso agem de forma a garantir a prosperidade de seus negócios. Além disso, eles também sabem como manter a contabilidade em dia.

Por isso, é importante que você aprenda os segredos dos líderes de sucesso e coloque-os em prática. Dessa forma, você garante o sucesso da sua empresa e contribui para a economia do seu país.

 

 

Conheça Alguns Exemplos de Negócios de Sucesso

Não é incomum pensar que ter um negócio próprio é a solução para todos os problemas econômicos. Embora seja verdade, ser dono de empreendimento é um grande passo para se alcançar a independência financeira, é necessário ter em mente que esse objetivo não é simples de ser alcançado.

Existem muitos fatores a serem levados em conta na hora de abrir um negócio, como o investimento inicial, a concorrência no mercado e a capacidade de administrar bem as finanças.

Mas, apesar de todos os desafios, existem muitos negócios de sucesso que conquistaram o mercado e se destacaram. Veja alguns exemplos:

 

Apple

A Apple é uma empresa de tecnologia norte-americana, fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. Hoje, é líder no mercado de dispositivos móveis e produz computadores, smartphones, tablets, serviços de streaming de música e vídeo, entre outros produtos.

A história da Apple é marcada por inovação, sucesso comercial e controvérsia. Há 46 anos, A Apple foi criada com o objetivo de revolucionar a informática doméstica. Em 1984, a empresa lançou o Macintosh, o primeiro computador pessoal com uma tela sensível ao toque. Lançou também o iPod (2001), o iPhone (2007) e o iPad (2010), que popularizaram os aparelhos de touch screen.

Apesar de ter sofrido com altos e baixos ao longo da história, a Apple é hoje uma das organizações mais valorizadas do mundo. É uma empresa de sucesso por diversos motivos. Em primeiro lugar, ela sempre se preocupou em inovar e criar produtos que marquem uma diferença no mercado. Segundo, seus produtos são de alta qualidade e estão na vanguarda da tecnologia. Terceiro, a empresa tem um excelente marketing, que criou uma forte marca e uma alta demanda por seus produtos. Seu objetivo é continuar inovando e oferecendo produtos de alta qualidade ao seu público.

 

Google

A empresa de buscas fundada por Sergey Brin e Larry Page é a maior do mundo, com um valor de mercado próximo de US$ 2 trilhões. A Google é uma das poucas empresas que conseguem atingir o objetivo de ter um produto ou serviço conhecido no mundo inteiro.

Ao todo, o buscador conta com 3 bilhões de usuários ativos mensais no mundo.

A empresa de Mountain View, Califórnia, foi a primeira a introduzir o sistema de anúncios pagos pelos resultados de busca, o AdWords.

Além dos anúncios, a empresa é dona de outros serviços populares, como o Gmail, o YouTube e o Google Maps. O Gmail é o serviço de e-mail mais utilizado no mundo, com aproximadamente 1,8 bilhão de usuários ativos.

O YouTube é o maior site de vídeos do mundo, com mais de 2,56 bilhões de usuários únicos por mês. Já o Google Maps é o aplicativo de mapas mais baixado do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários.

Com tantos serviços populares, a Google é uma empresa de sucesso em todos os aspectos. Sem dúvida, é a empresa mais conhecida e utilizada no mundo.

 

Amazon

A Amazon também é uma das maiores empresas do mundo, com valor de mercado estimado em cerca de US$ 705,6 bilhão. Começou como uma loja online de livros, mas hoje oferece uma vasta gama de produtos e serviços.

É conhecida por ser uma empresa de sucesso, e isso se reflete em seu índice de satisfação do cliente. De acordo com uma pesquisa realizada pela American Customer Satisfaction Index (ACSI), a Amazon é a empresa de serviços que oferece o melhor atendimento ao cliente nos Estados Unidos.

É uma empresa inovadora, que sempre está buscando novas maneiras de melhorar a experiência do cliente. Alguns exemplos dessas inovações são o Amazon Prime, um serviço de assinatura que oferece benefícios como frete gratuito, entrega rápida e acesso ao acervo de vídeos da Amazon Prime Video, e o Amazon Echo, um dispositivo inteligente que permite interagir com a voz.

A Amazon é uma empresa que preza pela qualidade de seus produtos e serviços. Todos os seus produtos são certificados pelo selo de qualidade Amazon, que garante que os produtos atendam aos padrões de qualidade.

Além disso, é uma empresa confiável, que oferece produtos e serviços de qualidade a um preço competitivo.

 

McDonald’s

Muitos acreditam que o McDonald’s é apenas um restaurante de comida rápida. Na verdade, a rede de fast food é uma das maiores empresas de alimentação do mundo.

Fundada em 1955, a rede foi criada por Richard e Maurice McDonald. Os irmãos mudaram o rumo da alimentação mundial ao apostar na comida rápida. Antes, os restaurantes serviam comidas elaboradas e demoravam muito para serem preparadas.

No início, a rede só servia comida para os funcionários do armazém onde os irmãos trabalhavam. Logo, porém, o negócio cresceu e os irmãos abriram seu primeiro restaurante, em Pasadena, Califórnia.

Primeiramente, o negócio era focado em vender alimentos rápidos, e a estratégia de vendas era oferecer preços competitivos. Com o passar do tempo, o McDonald’s se tornou uma rede de restaurantes franqueados e se espalhou por todo o mundo.

Hoje, o McDonald’s conta com mais de 35 mil restaurantes espalhados por mais 119 países e territórios. A rede é dona de marcas como o Big Mac, o Quarter Pounder e o Happy Meal.

Apesar de ser uma empresa de comida rápida, o McDonald’s oferece uma grande variedade de pratos. São diversas opções de hambúrgueres, frango, batatas fritas, sucos e sobremesas.

A empresa é muito procurada por famílias com crianças. Além de oferecer lanches rápidos, o McDonald’s tem um programa de brindes chamado Happy Meal. Nele, as crianças podem escolher um brinquedo de acordo com o tema da campanha. Também investe em programas sociais. Uma das ações mais recentes da rede é o “McDonald’s McCafé Geração Futura”. No programa, os jovens são capacitados para se tornarem baristas.

O McDonald’s é uma empresa de sucesso. Ao longo de seus anos de história, a rede conquistou milhões de clientes em todo o mundo.

 

Walmart

O Walmart é uma rede de lojas de departamentos que nasceu em 1962. Criada por Sam Walton, é a maior rede de lojas do mundo em termos de varejo.

A rede possui mais de 10.585 lojas em 24 países. Se destaca pelo seu modelo de negócios inovador, que permite que os consumidores comprem produtos de diversas lojas ao mesmo tempo.

Além disso, o Walmart possui um forte foco no atendimento ao cliente.
Nasceu da necessidade de Sam Walton de encontrar mercadorias a preços baixos para revender. Walton abriu sua primeira loja, Walton’s Five and Dime, em Bentonville. Logo, a Wal-Mart se tornou um dos pontos de venda mais populares do país.

A empresa se expandiu rapidamente durante os anos e suas lojas eram grandes, com preços baixos e uma seleção de produtos ampla. Os clientes podiam encontrar praticamente tudo o que precisavam na Walmart.

No início da década de 90 a Walmart começou a se expandir para fora dos Estados Unidos. A empresa abriu sua primeira loja no Canadá, expandiu-se para México, Reino Unido, e outros países. Depois de várias dificuldades, no entanto, se recuperou e se tornou ainda mais popular. A empresa passou a oferecer serviços como entregas de compras em casa e a permitir que os clientes comprassem produtos pela internet.

A Walmart é uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Seus produtos são baratos, sua seleção é ampla e seus serviços são convenientes. A empresa continua a se expandir e a crescer.

 

Starbucks

Quando pensamos em Starbucks, a primeira coisa que vem à mente é o café. Mas a empresa de Seattle é muito mais do que isso. Hoje, Starbucks é um conglomerado que opera no mundo inteiro e tem mais de 30 mil lojas.

Como a Starbucks se tornou tão bem-sucedida?

Há várias razões. A primeira é a qualidade dos produtos. Starbucks sempre se esforçou para produzir café de alta qualidade. Além disso, a empresa sempre se preocupou com o cliente e seu bem-estar. Por exemplo, a Starbucks foi uma das primeiras empresas a oferecer Wi-Fi gratuito aos seus clientes.

Outra razão para o seu sucesso é a boa gestão. Durante a crise financeira americana de 2008 a Starbucks foi uma das poucas empresas a conseguir se recuperar rapidamente.

Por fim, a Starbucks é uma empresa bem-relacionada. Estabeleceu parcerias com grandes marcas, como a Disney e a Apple. É uma empresa de sucesso. Seus produtos são de qualidade, a gestão é competente e a empresa está bem relacionada. Esses são os ingredientes necessários para o sucesso de qualquer empresa.

Se você tem um negócio ou está pensando em abrir um, não basta apenas querer ser uma empresa de sucesso, é preciso saber como mantê-la assim.

Para isso, é fundamental contar com um serviço especializado de contabilidade, que auxiliará na administração financeira da sua organização, bem como na análise dos resultados obtidos. Além disso, é importante investir em outros ingredientes de sucesso, como a inovação e o bom atendimento aos clientes.

Departamento Pessoal: Como Melhorá-lo na sua Empresa?

A melhoria do desempenho de uma empresa passa por vários setores, sendo que cada um deles é responsável por um resultado específico. No entanto, existem alguns que são comuns a todos os casos e que precisam ser tratados para que a organização alcance os seus objetivos. Um desses fatores é o departamento pessoal.

O departamento pessoal é um setor responsável por cuidar da folha de pagamento, cálculos trabalhistas, efetivação de rescisões contratuais e demais processos inerentes à administração de recursos humanos. No entanto, o departamento pessoal não é apenas um setor burocrático. É nele que se encontram os melhores profissionais para negociar e conciliar os interesses da empresa com os direitos dos funcionários. É nele que se estabelecem as condições de trabalho, os salários e as demais vantagens oferecidas aos funcionários.

Apesar da importância do setor, muitas empresas ainda não o têm. Isso acontece porque, na maioria das vezes, a gestão de pessoas é delegada a um funcionário que não tem expertise nesse assunto. Esse funcionário acaba tendo de lidar com os mais diversos problemas e, muitas vezes, ele se vê sozinho diante de um desafio que poderia ser facilmente solucionado com ajuda de um especialista.

A ausência de um departamento pessoal bem estruturado pode trazer sérios problemas para a companhia. Entre eles, podemos citar:

– Falta de documentação correta dos colaboradores, o que leva à incidência de multas por parte dos órgãos responsáveis;

– Ausência de controles de ponto, folha de pagamento e demais documentos que comprovam a relação de trabalho entre empresa e colaborador;

– Problemas na hora de realizar admissões, demissões e rescisões;

– Dificuldades para cumprir obrigações trabalhistas, como FGTS, INSS e Fundo de Garantia;

– Maior risco de litígios trabalhistas.

Além disso, o departamento pessoal também é responsável por organizar o quadro de funcionários da companhia, algo que fica muito mais difícil sem uma estrutura adequada. Outro problema grave que a ausência de um departamento pode causar é o aumento da rotatividade de funcionários, já que as pessoas tendem a se desligar de empresas que não lhes oferecem boas condições de trabalho. Tudo isso impacta diretamente nos resultados da companhia, afetando sua produtividade e competitividade no mercado.

Por isso, é fundamental que a empresa conte com o auxílio de um escritório de contabilidade. A contabilidade é a área que pode auxiliar nessa tão importante questão. Ela é responsável por controlar os gastos com funcionários, bem como por emitir relatórios que mostrem o desempenho da empresa neste quesito. Além disso, é capaz de prestar assessoria para que a empresa minimize os gastos com o departamento pessoal e maximize os seus lucros. Esse setor precisa estar atualizado com as legislações vigentes, bem como com as melhores práticas do mercado.

Dessa forma, ao contratar uma empresa de contabilidade para cuidar do departamento pessoal, a empresa pode ter certeza de que todas as suas informações estarão sempre organizadas e disponíveis para consulta. Além disso, a presença de um profissional da área também garante que todos os procedimentos relativos à folha de pagamento e outras obrigações trabalhistas sejam cumpridos de forma correta e dentro do prazo e é possível garantir que todos os funcionários estejam recebendo o valor certo e que a empresa esteja cumprindo com todas as obrigações tributárias.

Portanto, é evidente que a contabilidade é essencial para o bom funcionamento do departamento pessoal e da empresa como um todo. Com ela, fica mais fácil manter a organização financeira e garantir a boa gestão dos recursos.

A Importância do Controle de Gastos para sua Empresa

Quando se trata de gastos para a empresa, é importante que haja um controle adequado para que sejam efetuados de forma a beneficiar o negócio e não comprometer os seus objetivos. A seguir você irá conferir algumas dicas de controle de gastos que irão ajudá-lo a torná-los mais eficientes.

1º) Defina um orçamento:

É importante que a sua empresa tenha um orçamento definido. Dessa forma, é possível analisar os gastos e saber se estão conforme seus objetivos.

2º) Separe os gastos fixos e variáveis:

Os gastos fixos são aqueles que não variam, como aluguel, salários, materiais de consumo, etc. Já os gastos variáveis são aqueles que podem variar, como material de propaganda, viagens, etc. É importante separar os gastos fixos e variáveis para que se possa analisar qual deles está impactando mais seus planos.

3º) Analise os gastos:

É essencial avaliar os gastos da empresa periodicamente para saber se estão de acordo com os propósitos estabelecidos. Através deste acompanhamento, é possível tomar medidas para corrigir os gastos que estão fora da meta.

4º) Controle o que entra e o que sai:

É importante manter um controle de entrada e saída de dinheiro para saber se está fazendo um bom uso dos recursos disponíveis. Tomar medidas para aumentar a receita ou diminuir os gastos é uma boa iniciativa.

5º) Separe as despesas pessoais das despesas empresariais:

É aconselhável que as despesas pessoais sejam separadas das despesas empresariais. Evitar que os gastos pessoais impactem os objetivos do seu negócio ajudará a manter o foco nos objetivos de crescimento.

6º) Busque ajuda de especialistas:

É necessário buscar ajuda de especialistas para controlar os gastos da empresa. Por exemplo, se o negócio possui uma grande quantidade de despesas variáveis, vale a pena buscar a expertise de um contador para analisar essas despesas. Um bom planejamento financeiro é vital para que a organização cresça e se expanda.

Dúvidas? Procure nossa Contabilidade e tenha um auxílio especializado.

Inove na sua Empresa de Forma Simples, Eficaz e Viável

Muitos empresu00e1rios tu00eam a ideia de inovar em seus negu00f3cios, mas acabam por nu00e3o seguir por esse caminho por diversos motivos. Um dos principais motivos u00e9 a falta de clareza sobre o que u00e9 inovar, outro u00e9 a falta de visu00e3o sobre como inovar.

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Mas se vocu00ea ainda estu00e1 na du00favida, saiba que u00e9 possu00edvel fazu00ea-lo de forma simples, eficaz e viu00e1vel. A seguir, confira algumas dicas:

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Comece por estabelecer metas

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Para inovar u00e9 preciso ter uma clara visu00e3o de onde se quer chegar. Portanto, estabeleu00e7a metas para sua empresa, com objetivos claros e SMART (especu00edficos, mensuru00e1veis, atingu00edveis, relevantes e temporais).

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Utilize ferramentas de inovau00e7u00e3o

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Existem diversas ferramentas que podem ajudu00e1-lo a inovar. Alguns exemplos su00e3o Brainstorming ou Design Thinking. O design thinking u00e9 uma metodologia de design que visa a criau00e7u00e3o de soluu00e7u00f5es inovadoras para problemas complexos. Ele comeu00e7a com a compreensu00e3o das necessidades dos usuu00e1rios e do contexto em que eles vivem, e busca encontrar soluu00e7u00f5es criativas que atendam u00e0s suas necessidades.

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Conheu00e7a sua concorru00eancia

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u00c9 importante estudar a concorru00eancia e analisar como eles estu00e3o inovando. Dessa forma, vocu00ea poderu00e1 ter uma melhor ideia sobre como inovar na sua empresa.

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Aposte na inovau00e7u00e3o aberta

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A inovau00e7u00e3o aberta u00e9 um processo de colaborau00e7u00e3o com outras empresas para desenvolver novos produtos ou serviu00e7os. Esse processo pode ser feito atravu00e9s de parcerias ou da criau00e7u00e3o de um laboratu00f3rio de inovau00e7u00e3o.

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Invista em pesquisa e desenvolvimento

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Para inovar u00e9 fundamental investir em pesquisa e desenvolvimento. Busque novas tecnologias e soluu00e7u00f5es para seus produtos ou serviu00e7os.

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Aposte na criatividade

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A criatividade u00e9 essencial para inovar. Por isso, estimule a criatividade de seus funcionu00e1rios atravu00e9s de dinu00e2micas de grupo, cursos e palestras.

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Fau00e7a testes

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Para saber se as ideias de inovau00e7u00e3o su00e3o viu00e1veis, fau00e7a testes com o pu00fablico-alvo. Dessa forma, vocu00ea poderu00e1 avaliar se as novas ideias su00e3o bem aceitas pelo mercado.

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Tenha coragem de inovar

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Por fim, u00e9 importante ter coragem para inovar. Muitas vezes as ideias inovadoras su00e3o rejeitadas pelos funcionu00e1rios ou pelo mercado, mas u00e9 preciso ter perseveranu00e7a e insistu00eancia para levar o projeto adiante.

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Se vocu00ea seguir essas dicas, certamente conseguiru00e1 inovar na sua empresa de forma simples, eficaz e viu00e1vel. Mas se ainda tiver du00favidas, procure uma contabilidade para orientu00e1-lo.

Informações Sobre o MEI: O Que é e Como Funciona

O objetivo deste artigo é fornecer informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI) para que você possa tomar uma decisão sobre se tornar um. Antes de entrarmos no assunto, é importante esclarecer alguns pontos.

O que é o MEI?

O MEI é a categoria de empreendedor que reúne as características de microempresa e empreendedor individual. Trata-se de um empreendedor que tem um negócio próprio, mas que ainda não atingiu o tamanho de empresa que requer o registro na Receita Federal como ME ou MPE.

De acordo com matéria do InfoMoney (2022) “São 19.373.257 de empresas, das quais 13.489.017 são de microempreendedores (69,6% do total)”.

Para ser um MEI, é necessário ter um CNPJ, um valor de faturamento anual de até R$ 81.000 (oitenta e um mil reais) e ter até 1 funcionário contratado. Porém, há algumas categorias que não podem ser MEI como dentistas, advogados, médicos, entre outros. Confira aqui as ocupações que se enquadram como MEI.

Quais os benefícios do MEI?

Os principais benefícios do MEI são a facilidade de abertura do negócio, a isenção de impostos federais (INSS, PIS, Cofins e IPI) e a possibilidade de contribuir com o FGTS.

Além disso, o MEI tem acesso a linhas de crédito especiais, com juros reduzidos, e pode participar de licitações por meio do Simples Nacional.

Se eu for um MEI, posso contratar funcionários?

Sim. O empreendedor que se enquadra no MEI pode contratar até 1 (um) funcionário.

Quanto vou pagar de impostos?

O empreendedor MEI deve pagar a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor do documento varia de acordo com a atividade:

  • Comércio e Indústria: R$ 61,60 (INSS + ICMS)
  • Serviços: R$ 65,60 (INSS + ISS)
  • Comércio e Serviços: R$ 66,60 (INSS + ICMS/ISS)

Se eu for um MEI, posso emitir nota fiscal?

Sim. O MEI pode emitir nota fiscal para todas as operações realizadas.

Por que é importante contar com um contador?

É recomendável que o empreendedor contrate um contador para o seu negócio mesmo que ele se enquadre no MEI, pois ele ainda terá um maior controle sobre as finanças da empresa.

Quer saber mais sobre o MEI? Entre em contato com a nossa Contabilidade e tire todas as suas dúvidas!

 

Fonte: https://www.infomoney.com.br/negocios/69-das-empresas-ativas-no-brasil-sao-meis-sas-sao-apenas-09-do-total/

5 Dicas para Manter sua Empresa em Dia

No Brasil, é cada vez mais comum encontrar pequenas e médias empresas que não estão regulamentadas junto ao governo. Muitos empresários, ao iniciarem seus negócios, acabam tendo alguma dificuldade em manterem-se regulares junto aos órgãos públicos, devido ao pouco conhecimento sobre o assunto.

Essa situação traz diversos problemas para o empreendedor, pois sem a regularização do seu negócio, ele não consegue emitir notas fiscais, não pode participar de licitações públicas, nem obter financiamentos. Além disso, a empresa corre o risco de ser fechada pelas autoridades caso seja descoberta e não esteja regulamentada.

Confira a seguir algumas dicas para manter sua empresa regularizada

1. Mantenha seus documentos organizados e em ordem
É importante manter seus documentos de contabilidade organizados e em ordem, para que seja mais fácil identificar e localizar qualquer informação requerida.

2. Mantenha seus livros de contabilidade atualizados
A contabilidade é um registro dos fatos econômicos da empresa. Por isso, é importante manter seus livros atualizados, para que seja possível analisar a performance da empresa e tomar decisões mais acertadas.

3. Faça os pagamentos em dia
Por mais que seja desconfortável, é importante fazer os pagamentos em dia, para que a empresa nunca fique em atraso com seus credores.

4. Mantenha seus registros fiscais atualizados
Os registros fiscais são importantes para demonstrar às autoridades fiscais a situação econômica da empresa. Por isso, é importante atualizá-los sempre que necessário.

5. Mantenha seus dados cadastrais atualizados
Os dados cadastrais da empresa devem ser atualizados sempre que houver alguma alteração, como mudança de endereço, por exemplo.

Outra dica importante é ter um profissional contábil de confiança. O contador é um profissional especializado em assessorar as empresas na área contábil, fornecendo informações e orientações sobre como mantê-la dentro da lei.
Então, se você ainda não tem uma contabilidade para cuidar da regularização de sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

Como Recrutar Profissionais com Excelência

A busca por profissionais qualificados e excelentes está cada vez mais difícil. Esse cenário traz grandes desafios para as empresas, mas também oportunidades para os candidatos que se destacam pelo seu potencial.

Como recrutar profissionais com excelência?

A primeira etapa é analisar os objetivos da empresa. Esse processo deve levar em consideração o perfil da equipe atual e as necessidades da empresa no futuro.

É importante definir quais são os requisitos mínimos para o cargo e procurar candidatos que atendam a essas exigências. Mas é igualmente importante avaliar as competências essenciais para o cargo e tentar identificar quais são as habilidades e as atitudes desejáveis.

A segunda etapa é realizar uma triagem dos candidatos. É necessário avaliar os currículos, os resultados dos testes e as entrevistas.

A terceira etapa é conduzir uma entrevista individual. É importante focar nos objetivos do cargo e nas competências essenciais. É necessário avaliar as atitudes e as habilidades dos candidatos.

A quarta etapa é realizar uma avaliação de desempenho. Esse processo deve avaliar as competências desejáveis e as atitudes do candidato.

A quinta etapa é oferecer um treinamento adequado. Esse processo deve incluir o treinamento necessário para atingir os objetivos do cargo.

A sexta etapa é estabelecer um plano de carreira. Esse processo deve incluir a definição de objetivos e o acompanhamento do desempenho do candidato.

A última etapa é avaliar o desempenho do candidato no cargo. Esse processo deve levar em consideração os objetivos do cargo e as competências essenciais.

O papel dos gestores de pessoas é fundamental para o sucesso do processo de recrutamento e seleção. Esses profissionais devem avaliar os objetivos da empresa, conduzir uma triagem dos candidatos, avaliar o desempenho dos candidatos selecionados e estabelecer um plano de carreira para eles.

Se você pretende montar seu próprio negócio, é essencial que contrate os serviços de uma contabilidade confiável e especializada na área. Somente dessa forma você terá a certeza de que está fazendo tudo da maneira correta e dentro da lei. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis!